Engajamento+Aderência+Retenção=Crescimento do Seu Negócio OnLine

ENGAJAMENTO---ADERÊNCIA---RETENÇÃO

 

Engajamento+Aderência+Retenção=Crescimento do Seu Negócio OnLine

Olá… Meu nome é George Lucena e estou aqui para conversarmos um pouco sobre Engajamento, Aderência e Retenção… E como estes conceitos influenciam o Crescimento do Seu Negócio OnLine.

CLIQUE AQUI PARA VERSÃO NO YOUTUBE

Leio muitos artigos relevantes, todos os dias, sobre como melhorar o engajamento em nossos sites e este me chamou muita atenção devido ao fato de apresentar, de forma bastante didática, estes conceitos e como eles estão relacionados, além de reforçar a sua importância para o crescimento sustentável do seu negócio de Cursos Online.

Basicamente, precisamos entender que Engajamento gera Aderência, que por sua vez gera Retenção impulsionando assim o Crescimento do seu Negócio OnLine.

Vamos entender isso através deste exemplo.

Imagine você acordando de manhã e em seguida tomando uma deliciosa xícara de café, e neste momento o seu telefone toca com uma notificação de nova mensagem publicada no Instagram ou Facebook.

Sua amiga, acaba de compartilhar um belo vídeo mergulhando com golfinhos em Fernando de Noronha.

A vegetação, o mar translúcido e as belezas naturais são de tirar seu fôlego e assim, este momento lhe traz uma paz e um sorriso aflora em seu rosto.

Você comenta o vídeo e conversa com ela por alguns minutos enquanto termina seu café.

Neste exemplo… O Instagram ou o Facebook agregou valor ao seu dia e obteve o seu engajamento… Simples Assim!

Mas… … …

Enquanto você está vendo uma história no Instagram ou no Facebook, ou mesmo em alguma outra rede social, postando qualquer coisa do seu dia-a-dia ou comentando uma foto do perfil do Facebook, as empresas, na verdade, querem que você utilize parte deste seu tempo de navegação nas redes sociais visitando e encontrando valor em SEUS PRODUTOS postados.

É fato que se UM PRODUTO desperta algum interesse a você, certamente você se envolverá de alguma forma com a sua postagem.

E se ESTE PRODUTO REALMENTE te agrega valor de alguma forma, você o visitará com mais frequência e se tornará um usuário ativo desta Empresa.

Em outras palavras, o engajamento (Interação com a Postagem), gera aderência (Interesse em revisitar a postagem) que por sua vez gera a retenção (Através das revisitas tanto Estimuladas como Espontâneas) – então isso tudo, por sua vez, impulsionará o crescimento do SEU NEGÓCIO ONLINE.

VAMOS ENTÃO, ENTENDER OS SEGUINTES ASPECTOS: O CRESCIMENTO EM FUNÇÃO DO ENGAJAMENTO, DA ADERÊNCIA E DA RETENÇÃO

Para que o seu produto alcance todo o seu potencial comercial e crie o maior valor para a maioria dos usuários, ele deve inicialmente se preocupar em crescer O SEU ENGAJAMENTO.

O crescimento precisa ser entendido no contexto do mercado em que ele se encontra e do número de usuários deste mercado, ou seja, seu público alvo – e também em relação ao equilíbrio entre aquisição de novos usuários, churn (Clientes que vão e vêm entre os concorrentes) e a reativação de usuários antigos.

Os novos usuários que você adquire, à medida que o engajamento deles com o seu produto cresce, continuam a se envolver continuamente com o seu produto.

Isso é retenção – É a medida em que as pessoas interagem com o seu conteúdo e gostam dele o suficiente para voltar de alguma forma.

 

 

Muitas empresas voltadas para o consumidor definem a retenção em termos da porcentagem de usuários que executam determinada ação, como efetuar login ou enviar uma mensagem dentro de um determinado período de tempo após a inscrição.

Outras empresas tendem a definir a retenção em termos de valores gastos dentro de um determinado período após o primeiro gasto do usuário.

VAMOS AGORA ENTENDER O QUE É A ADERÊNCIA

Embora a aderência geralmente impulsione a retenção, um produto que está retendo e crescendo bem pode não ser necessariamente aderente.

Retenção é simplesmente sobre os usuários que retornam ao seu produto de alguma forma, já a aderência é sobre aqueles retornando por sua própria vontade.

A aderência ajuda a reduzir sua dependência de táticas, como notificações por push, campanhas de e-mail e até investimentos em Impulsionamento de postagens (ADS – Anúncios).

Por exemplo, sabemos que o Facebook é muito instável e não gera muita aderência para as publicações comerciais, pois estas dependem do desejo dos usuários de compartilhar este conteúdo além de também concorrer com a curiosidade dos usuários sobre a vida de outras pessoas.

ENTÃO PODEMOS ENTENDER QUE O ENGAJAMENTO CONDUZ À ADERÊNCIA

Nem todos os usuários que interagem com uma postagem têm o mesmo perfil de engajamento.

Considere três usuários do Facebook: João, José e Maria, que acessaram o Facebook em um mesmo momento.

Maria adora acessar o Facebook e encontra valor significativo nisto.

Ela está profundamente envolvida – curtindo, comentando e postando com frequência.

Ela verifica o Facebook a cada hora e gasta até duas horas na plataforma por dia.

Ela não espera por notificações, em vez disso faz o check-in por vontade própria.

(Ela tem Aderência)

José está menos envolvido.

Ele tem menos amigos no Facebook do que Maria e faz o check-in apenas algumas vezes por semana, percorrendo seu feed por alguns minutos a cada vez.

José interage com as publicações somente quando gosta delas, e normalmente só faz comentários, além de raramente publica novos conteúdos.

E João… Tem menos amigos ainda, menos acessos e o tempo que gasta no Facebook é menor ainda que o de José.

Ele visita apenas uma vez por semana e não vê um valor significativo na plataforma Facebook.

Como João, José e Maria são todos usuários ativos neste momento, eles podem parecer iguais à primeira vista.

Mas quando você vai analisar o seu nível de engajamento, as diferenças se tornam aparentes.

Aquela postagem que eles estão visitando é claramente menos aderente para José do que para Maria, e menos aderente ainda para João.

Do ponto de vista de análise de métricas, João tem o menor engajamento, que é o número de dias visitados por semana (1/7), depois José (5/7) e depois Maria (7/7). (X Dias / 1 Semana   ou X Dias / 7 Dias)

Assim, o número de sessões, que é uma medida de engajamento, também pode servir como um indicador antecipado de aderência.

Enfim, o engajamento impulsiona a aderência.

ENGAJAMENTO CONDUZ AO INÍCIO DA RETENÇÃO

Como mencionado acima, um produto aderente significa que ele manterá o interesse dos usuários a revisitá-lo espontaneamente.

Considere, por exemplo, um grupo de usuários que entraram no Facebook no mesmo momento que Maria, João e José.

Durante um período de tempo, muitos deles se comportarão como Maria, encontrando grande valor no produto e voltando todos os dias por sua própria vontade.

Esses usuários possuem uma alta aderência e retenção.

No entanto, à medida que alguns desses usuários começam a encontrar menos valor no produto eles, naturalmente se engajam menos, ou seja, eles começa a visitar com menos frequência o SEU PRODUTO.

As diferenças de aderência para usuários como Maria, José e João, portanto, se manifestam em retenção.

Quanto mais um usuário se envolve com um produto, mais aderente ele se torna, e mais provável é que ele fique retido.

ENGAJAMENTO IMPULSIONA A RETENÇÃO QUE CONDUZ AO CRESCIMENTO

Como o perfil de acesso de Maria, José e João variam bastante, uma avaliação superficial não permitiria que você detectasse diferenças de comportamento entre esses usuários.

Se usuários como José começarem a ficar entediados com o produto e começarem a visitar três dias por semana em vez de cinco, por exemplo, a aderência e a retenção irão diminuir.

Embora o perfil de engajamento de Maria, José e João possam inicialmente parecer iguais, a longo prazo o seu perfil difere drasticamente com base no engajamento, aderência e retenção – que, em última instância, se estende ao crescimento e ao destino do produto.

REFLEXÕES DE FECHAMENTO

A verdade fundamental desta análise é que, se um usuário encontrar valor em seu produto, ele retornará.

Qualquer que seja o valor principal de seu produto, sua maior alavanca de crescimento é criar momentos mágicos nos quais os usuários reconheçam esse valor e os estimulem a visitar o seu produto de forma espontânea.

Sem esses momentos, a retenção sofrerá e o crescimento será difícil de sustentar.

Empresas medíocres concentram-se simplesmente no crescimento.

Empresas preocupadas com o seu futuro se concentram no crescimento sustentável – por meio de engajamento, aderência e retenção.

Bem, espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco sobre este ponto.

Estarei publicando outros artigos… acompanhe nossas publicações, cadastre-se em nosso site, curta a nossa Fanpage e PRINCIPALMENTE: COMENTE!

Abraço e Sucesso!

Ahh! Não esqueça de visitar o nosso Site: www.desenvolvertalentos.com

George Lucena


Esta publicação foi baseada na publicação do link abaixo:

https://medium.com/swlh/engagement-drives-stickiness-drives-retention-drives-growth-3a6ac53a7a00

This work is a product of Sequoia Capital’s Data Science team. Jamie Cuffe, Avanika Narayan, Chandra Narayanan, Hem Wadhar and Jenny Wang contributed to this post. Please email data-science@sequoiacap.com with questions, comments and other feedback.

Originally published at www.sequoiacap.com.


Clique no botão abaixo para ser um dos primeiros

a ser informado sobre NOVAS POSTAGENS!

CADASTRE-SE AQUI


Sua Avaliação deste Artigo é MUITO IMPORTANTE para que possamos SEMPRE melhorar a qualidade de nossas Publicações.

Profundidade do Artigo
6
Qualidade deste Artigo
5
Utilidade deste Artigo
4
Média
  Carregando, por favor aguarde yasr-loader

Visite nossa Fanpage


5
Deixe um comentário

avatar
  
smilegrinwinkmrgreenneutraltwistedarrowshockunamusedcooleviloopsrazzrollcryeeklolmadsadexclamationquestionideahmmbegwhewchucklesillyenvyshutmouth
Foto e arquivos de imagem
 
 
 
Arquivos de Áudio e Vídeo
 
 
 
Outros tipos de arquivos
 
 
 
4 Comentários
1 Respostas
4 Seguidores
 
Comentário com mais interações
Tópico de comentário mais ativo
4 Autores de comentários
Akiko ScanfoneRoberta CasttroGeorge LucenaLuìz Trevizani Autores recentes de comentários

  Inscrição  
Mais Recentes Mais Antigos Mais Votados
Notificação de
Luìz Trevizani
Visitante
Luìz Trevizani
OffLine

Excelente artigo, objetivo, prático e de grande utilidade.
Parabéns!

Roberta Casttro
Visitante
Roberta Casttro
OffLine

Se entendi bem..
Em uma primeira análise (superficial), Retenção seria uma consequência natural da Aderência, que seria uma consequência natural do Engajamento. Mas para que haja um Crescimento sustentável de qualquer negócio online, é fundamental que se preste bastante atenção a estratégias de Engajamento focadas não só em agregar valor ao produto, como focadas também em sustentar a Aderência, de modo a não prejudicar a Retenção (tornando-a espontânea) e sustentar, consequentemente, o Crescimento do negócio.

Akiko Scanfone
Visitante
Akiko Scanfone
OffLine

Muito bom o artigo, muito didático, acrescentou bastante no meu conhecimento.Todos os dias aprendo coisas novas.Maravilhoso,10