fbpx

Qual a diferença entre uma inovação sustentável e uma inovação disruptiva?

Home Page Marketing na Web 126

[yasr_overall_rating size=”large”]

Olá, Meu nome é George Lucena e vamos falar um pouco mais sobre Inovação.

Introdução à inovação sustentada e disruptiva.

Há dois tipos básicos de inovação —sustentada e disruptiva — que seguem diferentes trajetórias
e levam a diferentes resultados.

Inovações sustentadas ajudam organizações líderes ou inovadoras a criarem melhores produtos ou serviços que frequentemente podem ser vendidos com maiores lucros a seus melhores clientes.

Elas servem aos consumidores existentes de acordo com a definição original de desempenho — ou seja, de acordo com o modo como o mercado historicamente definiu o que é bom.

Um engano comum a respeito da teoria da inovação disruptiva é o de que as inovações disruptivas são boas, enquanto as inovações sustentadas são ruins.

Isto é falso.

As inovações sustentadas são vitais para um setor saudável e robusto, na medida em que as organizações se esforçam para fazer melhores produtos e oferecer melhores serviços para seus melhores clientes.

As inovações disruptivas, por sua vez, não procuram trazer produtos melhores para clientes existentes em mercados estabelecidos.

Em vez disso, elas oferecem uma nova definição do que é bom — assumindo normalmente a forma de produtos mais simples, mais convenientes e mais baratos que atraem clientes novos ou menos exigentes.

Com o tempo, elas se aperfeiçoam o suficiente para que possam atender às necessidades de clientes mais exigentes, transformando um setor.

Há exemplos neste artigo de várias indústrias, demonstrando os padrões clássicos dos dois tipos de inovação.

Teoria dos híbridos

As indústrias frequentemente experimentam um estágio híbrido quando estão em meio a uma transformação disruptiva.

Um híbrido é uma combinação da nova tecnologia disruptiva com a antiga tecnologia, e representa uma inovação sustentada em relação à tecnologia anterior.

Por exemplo, a indústria automobilística desenvolveu vários carros híbridos ao longo de sua transição dos motores movidos a gasolina para fontes alternativas de energia.

As empresas líderes querem as virtudes de ambos, então desenvolveram uma inovação sustentada— carros híbridos que usam tanto a gasolina quanto a energia elétrica.

Outros setores — incluindo os de escavação, embarcações a vapor, fotografia, varejo e serviços bancários — experimentaram um estágio híbrido em seu caminho para aplicar a disrupção pura.

As indústrias criam os híbridos por razões previsíveis, como o fato de o modelo de negócio das tecnologias puramente disruptivas não ser atrativo para empresas líderes logo no início, enquanto que implementar um híbrido como inovação sustentada permite que as organizações inovadoras satisfaçam melhor seus clientes.

Como identificar um híbrido Inovações híbridas seguem um padrão distinto.

Há quatro características de um híbrido:

1. Ele apresenta tanto a nova quanto a antiga tecnologia, enquanto uma inovação puramente disruptiva não oferece a tecnologia anterior em sua forma plena.

2. Ele busca atender aos clientes já existentes, em vez dos não-consumidores — ou seja, aqueles para os quais a alternativa ao uso da nova tecnologia seria não utilizar nada.

3. Ele procura ocupar o espaço da tecnologia pré-existente.

Como resultado, a obrigação de se atingir um desempenho que supere as expectativas dos clientes existentes é bastante alta, uma vez que o híbrido precisa realizar o trabalho pelo menos tão bem quanto o próprio produto anterior, se analisado pela definição original de desempenho.

Por outro lado, as empresas bem-sucedidas na implementação de inovações disruptivas geralmente assumem as capacidades da nova tecnologia como um dado e procuram mercados que aceitem a nova definição sobre o que é bom.

4. Seu uso tende a ser mais simples que o de uma inovação disruptiva.

Ele não reduz significativamente o nível de renda e/ou conhecimento necessários para comprá-lo e operá-lo.

Uma característica importante é que, em mercados onde não há não-consumidores, uma solução híbrida é a única opção viável para uma nova tecnologia cujo desempenho é inferior à tecnologia anterior, de acordo com a definição original de desempenho.

Isto significa que as inovações híbridas tendem a dominar em mercados de consumo pleno, em vez das disrupções puras.

Bom… Inovar na área de Marketing Digital parece um pouco complicado.

E na verdade não é uma tarefa simplória (SE VOCÊ QUER REALMENTE TER RESULTADOS EXPRESSIVOS), apesar de muitos venderem a ideia do “FAÇA VOCÊ MESMO”…

Você tem duas opções para não ficar para traz nesta acirrada competição com os seus concorrentes.

Ou você aprende a usar todas estas ferramentas e direciona boa parte do seu tempo para esta atividade ou você pode terceirizar estas ações conosco.

Queremos você como parceiros e certamente teremos uma forma de lhe ajudar a desenvolver e alavancar o seu negócio nas redes sociais e no ambiente Mobile.

Então, onde você imagina que pode inovar em seu negócio?

Bem. Espero que tenha ajudado a discutir um pouco sobre este tema.

Estarei publicando uma série de novos artigos… acompanhe nossas publicações, cadastre-se em nosso site e curta a nossa Fanpage.

Ahh! É muito importante para MIM e PARA VOCÊ que você deixe um comentário neste artigo.

Sempre que você comentar um artigo eu me comprometo em criar um link para a sua página na resposta ao seu comentário!

É assim que construiremos uma grande rede de conteúdo relevante!

Abraço e Sucesso!

Ahh! Não esqueça de visitar o nosso Site: www.glucenaonline.com.br

George Lucena

Visite nossa Fanpage


[yasr_visitor_multiset setid=0]


Originalmente publicado em no Guia Valor Econômico de inovação nas empresas: Moysés Simantob & Roberta Lippi.

George Lucena

Pós Graduado em Design Instrucional com Especialização em EAD. Consultoria e Projetos em Educação a Distância. Instalação e Hospedagem de Plataformas WordPress e Moodle.

Deixe um comentário

avatar
  
smilegrinwinkmrgreenneutraltwistedarrowshockunamusedcooleviloopsrazzrollcryeeklolmadsadexclamationquestionideahmmbegwhewchucklesillyenvyshutmouth
Foto e arquivos de imagem
 
 
 
Arquivos de Áudio e Vídeo
 
 
 
Outros tipos de arquivos
 
 
 
  Inscrição  
Notificação de
Powered by GLucena OnLine - https://www.glucenaonline.com.br